sábado, 30 de março de 2013

Verdade é um conceito mal acabado porque a dúvida entrou no caminho?


Às vezes me pego lendo algum escrito meu de algum tempo atrás e me surpreendo comigo mesma, por vezes me reconheço e por outras me descubro diferente, vou lá e me reconstruo, me resgato e prossigo, nova, renovada nesse caminho adiante, sem volta (?), penso que não, podemos nos remodelar e recuperar algo que no distrair do dia-a-dia esquecemos - quem somos...

Pergunta da Rô no Yahoo:
Verdade é um conceito mal acabado porque a dúvida entrou no caminho?

VERDADE

A porta da verdade estava aberta,
mas só deixava passar
meia pessoa de cada vez.

Assim não era possível atingir toda a verdade,
porque a meia pessoa que entrava
só trazia o perfil de meia verdade.
E sua segunda metade
voltava igualmente com meio perfil.
E os meios perfis não coincidiam.

Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta.
Chegaram ao lugar luminoso
onde a verdade esplendia seus fogos.
Era dividida em metades
diferentes uma da outra.

Chegou-se a discutir qual a metade mais bela.
Nenhuma das duas era totalmente bela.
E carecia optar. Cada um optou conforme
seu capricho, sua ilusão, sua miopia.
(DRUMMOND, 1984)

Resposta:

A eterna busca de si mesmo para enfim nos tornarmos indivíduos (não divididos), a meia verdade que nos constitui e as meias verdades flamejantes que nos esperam ao Cosmo! Ah! Mas onde habita a humildade para aceitar as diferenças, todas belas a seu modo e à semelhança do Creador (ver Huberto Rohden - filosofia Univérsica) - Busco no Creador a minha meia verdade que me chama, consciente de que ela me mostrará aquilo que realmente sou, não o que imagino ser. Não cabe a discussão, não cabe competir, cada meia verdade segue seu caminho singular e se completa ao final, existências diferentes, relativas e mutantes a caminho da Verdade Única Universal. Me espera o Imutável Creador. Enriquecer-se Creador e Creaturas nas diversidades expícitas e implícitas ao movimento evolutivo dos seres.

Algum tempo atrás...

Nenhum comentário: