quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Cuidado com misturebas, rsrs

União de alimentos prejudica absorção de nutrientes

PRISCILA PASTRE-ROSSIda Folha de S.Paulo

Se você toma café com leite porque precisa de cálcio, é bom pensar duas vezes. O café e o leite estão na categoria de alimentos que têm nutrientes "inimigos": a cafeína em excesso impede a assimilação do cálcio, enquanto a absorção da caseína (uma proteína do leite) fica comprometida pela presença dos taninos do café.
Assim como a cafeína e o cálcio, vários nutrientes interagem no organismo --alguns se anulam, outros se potencializam.
O erro mais comum, segundo os nutricionistas ouvidos pela Folha, está na união de um alimento com cálcio a outro rico em ferro --minerais que atrapalham a assimilação um do outro.
A professora titular de nutrição da PUC-Campinas (Pontifícia Universidade Católica de Campinas) Semírames Martins Álvares Domene explica que os protagonistas das combinações ruins não devem ser retirados da dieta. "Os resultados dessas uniões, que ocorrem a partir de interações dos alimentos no intestino, envolvem apenas aquilo que foi consumido no mesmo horário", diz. A dica, portanto, é distribuir os alimentos que não combinam entre si em várias refeições do dia.
Entre os pratos tipicamente brasileiros, há combinações consideradas positivas. "Feijoada com laranja é um bom exemplo da união do ferro com a vitamina C", diz Vanderlí Marchiori, da Associação Paulista de Nutrição. E o açúcar da fruta também melhora a absorção desse mineral. Se estiver presente em quantidade moderada na feijoada, a gordura é positiva para que o organismo absorva as vitaminas A, E e K do feijão e da couve.
Partindo desse princípio, Domene diz que é acertado utilizar um pouco de óleo no preparo de molhos de tomate, de purês feitos com legumes amarelos, como abóbora e mandioquinha, e de refogados de folhas verdes, como couve, escarola e mostarda. "As vitaminas chamadas de lipossolúveis se dissolvem e são mais bem absorvidas quando a refeição tem um pouco de gordura", diz.

Nenhum comentário: