quarta-feira, 26 de março de 2014

Bondade e maldade - o que são?


A bondade e a maldade são extremos de uma mesma coisa - a generosidade, sensibilidade ao sofrimento alheio, a empatia, solidariedade, magnanimidade - diferem apenas na escala de - x a +x. Fazendo uma análise, diria que esse conceito de bondade X maldade está intrinsecamente ligado à capacidade de amar.
Usando também a escala que citei, o amor e o ódio são os extremos da mesma coisa - o sentimento.
Quanto mais eu tiver capacidade de amar, mais bondade que é a expressão externa do sentimento eu farei, quanto menos eu amar, menos bondade serei capaz de expressar em meus atos a ponto de chegar ao outro extremo - ódio, com atos de maldade.
Se quiser ler, Rohden nos dá uma visão interessante sobre a quarta bem-aventurança do Sermão da Montanha

Um trecho: “Pode alguém fazer o bem sem ser bom, porque esse ‘bem” é apenas um objeto — mas ninguém pode ser bom sem fazer o bem, porque esse “ser bom” é o próprio sujeito, que, como o próprio vocábulo diz, “subjaz” (jaz por debaixo) como causa a todos os efeitos, que “objazem” (jazem defronte ou de fora). Não são os efeitos que produzem a causa, mas é a causa que produz os efeitos; não são os objetos, o “fazer bem”, que produzem o sujeito, o “ser bom”, mas sim vice-versa, o “ser bom” produz o “fazer bem”.

Segue o link:

Nenhum comentário: