sábado, 30 de junho de 2012

Esquizofrenia virtual







Internet – Comunicação – Relacionamentos...
Tenho me colocado a pensar sobre os nossos hábitos nesses agitados tempos, corridos e cada vez mais essa agitação tem se tornado virtual. 


Demoramos-nos a cada dia por mais horas frente a essas telas hipnóticas, luminosas, envolventes, entorpecentes. São tantos sites a fazer convites – participe; entre nessa comunidade; blogs; fotologs e tudo o que mais puder ser criado para se “apossar” da nossa atenção. Mesmo eu participo de algumas. 

Em todas elas sou “eu” mesma. Até já me foi dito por quem participa de alguns deles, que basicamente são as mesmas informações e ou fotos. Com certeza, são mesmo. 

Como sei que tenho uma personalidade um tanto introspectiva, sentimentos, pensamentos e ações não muito comuns e populares, me “espalhei” entre eles e tenho encontrado uns poucos e fiéis amigos virtuais com os quais me correspondo e me relaciono de maneira mais profunda. 

Agora, me preocupa é saber de fonte segura e ocular, de pessoas que criam vários e às vezes inúmeros “personagens” com páginas nesses sites e arrebanhando amigos aos montes. Tenho uma colega de trabalho que em certo dia me fez adicionar uns trinta personagens desses, todos com emails próprios, nomes próprios, fotos, amigos e perfis completos – admirei-me ante tal capacidade criativa! 
São personagens femininos e masculinos, jovens, adultos, idosos... 

Nossa! Que teia!!! Enredam-se em personalidades e personalidades que acabam por “existir” realmente, mesmo que “virtualmente”. 

Teremos nesse processo transportado a esquizofrenia para o mundo dos bits, bytes, gigas, megas, circuitos e teias de redes entre máquinas e máquinas ao redor do planeta, brincando de deuses a criar e multiplicar personagens, vidas, personalidades e tudo isso a fugir da nossa realidade. Será que estamos atentos a perceber quando passamos da linha tênue da simples brincadeira à patologia? 

Será que não é tão grave assim para gastar tempo com esse tipo de preocupação? O que percebo é cada vez mais pessoas que se dividem assim em tantos eus... 

Será apenas uma coincidência? 

Nenhum comentário: