terça-feira, 3 de março de 2009

Sobre o direito do DEVER

Negligenciou-se o DEVER no afã pela busca do direito.
Voltou-se o foco tão e somente ao direito do homem, sem lembrar que para garantí-lo, prima-se antes pelo total cumprimento de todos os deveres.
Desvinculados um do outro, a sociedade não exercitou a prática dos deveres e hoje não tem mais essa consciência. Insisto, é urgente a necessidade de reincluir na cultura do homem uma cartilha de deveres, assim como todo discurso se volte para salientar a suma importância do cumprimento dos mesmos, se quisermos um dia "voltar" a ter uma sociedade justa.
Para mim, uma sociedade justa se realiza quando todos fazem o que lhes é devido, sendo assim, não se precisará tanto recorrer à justiça para garantir que seus direitos sejam respeitados.
Não falo isso como se houvesse existido, realizado, mas que o senso do dever é característica latente no ser humano, que inverteu-o sob a ótica do direito desde os primórdios, valendo-se do poder da "inteligência" a princípio, pervertendo uma humanidade nascente em prol dos privilégios que a cultura do direito lhe propiciou. É mais um chamado a essa consciência latente para que um ou dois despertem, o que já é grande coisa, pois cada um ou dois falarão a muitos e desses, um ou dois também despertarão.
Há que se mexer na engrenagem a que pare e um dia e lentamente comece a girar em sentido contrário.
Não penso ver isso um dia, mas não desisto nunca de falar, pois como escrevi certa vez:
*****************************************************************************
***************************************************************************************
********************************************************************************
A ouvir e a falar
*****
***
*
Adianta ainda falar,
desde que a voz
me saia pela boca,
vinda de dentro da alma.
Algum ser onde
impregna a sensibilidade,
há de me ouvir,
um dia...
*****
***
*
Dulceny z
***
*
Um abraço!