segunda-feira, 30 de junho de 2008

Lições de vida, lições divinas

Dar significado à vida não é uma opção. Você não escolhe conferir-lhe significado ou não. Ela terá significado e ele será bom ou ruim conforme aquilo que você pensa e faz de sua própria vida. O homem sábio não tem dúvidas sobre isso e não vive em meio período; não se é sábio pela metade, a sabedoria não permite hora-vaga. Esqueça, portanto, as férias, viva integralmente — o que é diferente de mas tão importante quanto viver com integridade –, seja intransigente consigo mesmo, seja pleno, não tolere seus próprio erros. Não seja genial pela metade. Não se preocupe, acima de tudo, com a possibilidade de sua genialidade enfadar as pessoas ao redor — sua mediocridade as enfada muito mais, você é que não percebe isso.
*Não me entendam mal nos momentos em que escrevo as coisas que eu gostaria de ouvir. Muitos aqui devem ter notado que repito a mim mesmo as lições que eu ainda não absorvi, porque preciso delas, porque delas dependo para viver, porque nelas encontrei algum sentido para viver — ainda que não as tenha aprendido inteiramente.
De um lado essas lições falam do momento presente, das obrigações da hora, daquilo que, como a respiração e a postura, me permite viver, e viver bem. De outro lado, elas falam da perfeição divina, de como cada criatura participa da obra de Deus e de como cumprimos nossa parte nessa obra, ora errando e teimosamente contrariando a divindade, ora acertando e aquiescendo humildemente às determinações do Criador.
Ignorar as determinações divinas pode lançar-nos à falsa noção de que ascendemos e que encontramos êxito, já que até mesmo os ateus esclarecidos (deixando para depois o fato de que isso é um paradoxo) encontram algum êxito nesta vida. Resta saber se ele dura a vida toda ou se esse êxito não seria como confundir uma queda livre com um vôo.
*Estão certos os que dizem que tudo se resume a um momento, àquilo que se faz aqui e agora. “Ichi go, ichi e”, “um encontro, uma vida” diz a tradição zen. Contudo, só tem significado o momento que é reconhecido como manifestação de Deus. Deus não reconhece o tempo por estar acima dele. Ele está aqui hoje, ele estará aqui e lá amanhã, como esteve ontem. Ele está e é muito antes que o próprio tempo existisse. Isto significa que este momento depende de nossa capacidade de reconhecer a eternidade de Deus. Viver o momento pode ser um caminho de perdição hedonista ou um caminho de realização divina; pode ser um caminho de desintegração niilista ou de comunhão com Deus, de renascimento e ascese.
Vistos de fora, pode haver pouca diferença entre escolher este ou aquele caminho. O Jardim de Epicuro é tido como exemplo de sabedoria, assim como a longa meditação de Buda sob a figueira. As semelhanças, ao observador atento, terminam aí. É necessário olhar além, investigar as doutrinas de Buda e de Epicuro e perceber as respectivas posturas diante do mundo.
Epicuro: se o inferno é aqui, recolhamo-nos no Jardim, que é um lugar pacífico, um simulacro do Éden.
Buda: se o inferno é aqui, recolhamo-nos em meditação para que o espírito de Deus nos ilumine e nos tome como instrumentos de Sua ação sobre este mundo.
Na verdade, grande parte de nossas angústias tem a mesma direção do isolamento de Buda ou de Epicuro. Diante de um mundo ruim, o primeiro passo importante é afastarmo-nos dele, por uma questão simples de integridade e auto-preservação. Os passos seguintes são os mais importantes. Isolado em seu quarto é possível ignorar a realidade e inventar uma nova ou refletir sobre ela e compreendê-la, o que não ocorre sem uma grande dose de aceitação cristã ou budista. Para Epicuro, o mundo é mal e é necessário afastar-se dele. Para Buda — assim como para Cristo — o mundo é mal e é necessário aceitá-lo, da mesma forma como o Pai recebeu o Filho.


gropius.org/.../licoes-de-vida-licoes-divinas/

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Temos companhia...


Cientistas descobrem três exoplanetas 'super-Terras' em torno de uma estrela
NANTES, França (AFP) - Três exoplanetas um pouco maiores do que a Terra, denominados "super-Terras", foram detectados em torno de uma mesma estrela por uma equipe de astrofísicos suíços e franceses que revelou sua descoberta nesta segunda-feira, em Nantes (oeste da França).
A equipe do Observatório da Universidade de Genebra (Unige) apresentou três exoplanetas com massa 4,2, 6,7 e 9,4 vezes maior que a da Terra, gravitando em torno da estrela HD 40307, situada a 42 anos-luz do nosso planeta. "A estrela está muito próxima, é quase nossa vizinha", explicou Michel Mayor, astrônomo de Genebra e descobridor do primeiro exoplaneta em 1995.
Os astrônomos também anunciaram ter encontrado duas "super-terras" em torno de duas outras estrelas, sendo uma com 7,5 vezes a massa da Terra em torno de HD 181433.
Mais de 270 exoplanetas já foram registrados em torno de estrelas, mas eles eram até hoje, em sua maioria, grandes demais para serem comparados à Terra, do tamanho de Saturno ou de Júpiter.
As últimas "super-Terras" foram detectadas graças ao espectrógrafo HARPS, um instrumento de ponta concebido e construído no Observatório da Unige e instalado sobre um dos telescópios de La Silla, no Chile. Ele já permitiu a descoberta de 45 planetas de menos de 30 vezes a massa da Terra, indicaram os astrônomos nesta segunda-feira.
"Sabemos atualmente que talvez quase todas as estrelas têm planetas que giram em torno delas. O que anunciamos nesta segunda-feira é que seguramente existem planetas muito pequenos, ou seja, quatro vezes menos a massa da Terra", explicou Michel Mayor.
"Em torno das estrelas, sem dúvida em um ou dois anos, descobriremos planetas habitáveis", assegurou Stephane Udry, outro membro da equipe da Universidade de Genebra.

sábado, 7 de junho de 2008

PAX



A Paz é fruto da nossa busca diária pelo auto-conhecimento, sabermos quem e como somos nos proporciona a aquisição do nosso equilíbrio interno e isso se traduz em nosso ser e agir pacíficos, nos tornamos aptos à compreensão e respeito às diferenças. Na busca da melhoria coletiva, da Paz para todos, é necessário começarmos em nós a mudança de atitudes. Apesar das circunstâncias externas, nada abala nosso interior quando fortalecidos pelo Amor fraterno, Universal. Só alcançamos isso buscando e realizando em nós a comunhão com o Pai Celestial. Que assim seja